Belmiro Barbosa de Almeida Júnior
6 de junho de 2022
Ver todos

Aurélio de Figueiredo e Mello

Francisco Aurélio de Figueiredo e Mello (Areia, Paraíba, 3 de agosto de 1854 — Rio de Janeiro, 9 de abril de 1916) foi um escultor, pintor, ensaísta, desenhista, caricaturista e escritor brasileiro. O artista pintou retratos, paisagens, cenas de gênero e também temas históricos. Ficou conhecido por suas obras deste último gênero, como o quadro de Francesca da Rimini, feito em 1883, e Último Baile da Ilha Fiscal, de 1905.

Frequentou, quando adolescente, a Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), no Rio de Janeiro. Local considerado o centro da arte nacional no período, Aurélio de Figueiredo participou de aulas sob orientação de seu irmão mais velho Pedro Américo (Areia, Paraíba, 1843 – Florença, Itália, 1905) e também do pintor Jules Le Chevrel (França, 1810 – Rio de Janeiro, 1872).

Fez parte do movimento romântico na pintura. Suas obras foram expostas como mostras individuais em dois momentos: Em 1912, ainda vivo, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e em 1956, após seus falecimentos, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro para comemorar o centenário de seu nascimento.