Jacqueline Leirner, conhecida como Jac Leirner, é uma artista plástica brasileira. Nasceu em 1961 na cidade de São Paulo, onde vive e trabalha. Sua obra dialoga com as principais tendências da chamada arte conceitual.
Formou-se em artes plásticas em 1984, pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), onde lecionou entre 1987 e 1989. Em 1991, atuou como artista residente no Walker Art Center, em Minneapolis, nos Estados Unidos. No mesmo ano, na Inglaterra, foi professora convidada da Universidade de Oxford e artista residente no Museu de Arte Moderna da mesma cidade.
Sua poética baseia-se em uma longa coleta de objetos comuns (maços de cigarros, cédulas de dinheiro, frases, sacolas de plástico, etc.) freqüentemente ligados ao universo do consumo. A partir desse colecionismo, ela atribui novos significados aos objetos coletados por meio da sua reelaboração e exposição em um contexto de arte (apropriação). Esse procedimento desestetizante – não busca o belo – certamente foi influenciado pelo ready-made de Marcel Duchamp.Sua poética baseia-se em uma longa coleta de objetos comuns (maços de cigarros, cédulas de dinheiro, frases, sacolas de plástico, etc.) freqüentemente ligados ao universo do consumo. A partir desse colecionismo, ela atribui novos significados aos objetos coletados por meio da sua reelaboração e exposição em um contexto de arte (apropriação). Esse procedimento desestetizante – não busca o belo – certamente foi influenciado pelo ready-made de Marcel Duchamp.