Ernesto Neto (1964) é um artista plástico brasileiro. Escultor e cenógrafo, representante da arte contemporânea, se destaca por suas esculturas/instalações com o uso de diversos materiais, entre eles a lycra, o algodão e a poliamida.
Ernesto Saboia de Albuquerque Neto (1964) nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1964. Nos anos 80 estudou escultura na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, com Jaime Sampaio e João Carlos Golberg. Estudou intervenção urbana e escultura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com Cléber Machado e escultura com Roberto Moriconi.
Em 1985, Ernesto Neto participou de sua primeira coletiva, “Instituições de Arte do Rio de Janeiro e Seus Destaques de 85”, no Espaço Petrobras. Em 1986 participou do “10º Salão Carioca de Artes Plásticas”, no Rio de Janeiro. Em 1987 o artista produziu a obra “A-B-A” (chapa-corda-chapa), onde explora a tensão estabelecida entre chapas retangulares de ferro, unidas por uma corda de nylon. Nesse mesmo ano participou das coletivas: “Nova Escultura, na Petit Galerie” e do “5º Salão Paulista de Arte Contemporânea”, na Pinacoteca do Estado.
Em 2003, Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner, criaram a Galeria de Artes A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro. Ernesto Neto conquistou o Prêmio Brasília de Artes Plásticas, Museu de Arte Brasileira do Distrito Federal (1990) e o Prêmio Aspen Art Museum (2014), nos Estados Unidos, por sua contribuição à arte contemporânea internacional.