Bibliografia – Arte Barroca

ARGAN, Giulio Cario. L’Europe des Capitales. 1600-1700. Lausanne, Skira, 1964.

CHECA, Fernando y MORÁN, José Miguel. El arte de Ia Iglesia. En El Barroco. Madrid, ISTMO, 1994.

COULSON, John. Dictionnaire historique des Saints. Paris, SEDE, 1964. DELUMEAU, Jean & Cottret, Monique. Le Catholicisme entre Luther et Voltaire. Paris, PUF, 1996.

DUBY, George. O Tempo das Catedrais. A arte e a sociedade – 580-1420. Lisboa, Estampa, 1979.

FAGIOLO DELL’ARCO, Maurizio. Histoire Mondiale de Ia Sculpture. Baroque et Rococo. Paris, Hachette, 1978.

GUILLERMOU, Alain. Santo Inácio de Loiola e a Companhia de Jesus. Rio de Janeiro, agir, 1973.

GUTIÉRREZ, Ramõn (coord.). Pintura, Escultura y Artes Útiles en Iberoamérica – 1500-1825. Madrid, Cátedra, 1995.

LANGHANS, Franz-Paul. As Corporações dos Ofícios Mecânicos. Subsídios para a sua história. Lisboa, Marcello Caetano, 1943. MÂLÉ, Émile. L’Art Religieux du XIIIe siècle en France. Paris, Armand Colin,1958.
. L’Art religieux de ia fin du XW® siècle, du XVIii siècle et du XVIII
siècle. Étude sur l’iconographie après le Concile de 7″rente. Paris, Armand Colin, 1972.

MENOZZI, Daniele. Les images. L’Église et les arts visuels. Paris, Les Editions du Cerf, 1991.

POLETTO, Christine. Art et pouvoirs à l’âge baroque. Crise mystique et crise esthétique aux XVf et XVIF siècles. Paris, L’Harmattan, 1990. RUBIAL, Antonio Garcia. Los santos milagreros y malogrados de Ia Nueva España. En AYLUARDO, Clara Garcia & RAMOS MEDINA, Manuel (coord.). Manifestações Religiosas en el Mundo Colonial Americano. México, Universidad Iberoamericana, 1997.

VORÁGINE, Santiago de Ia. La Leyenda Dorada. Madrid, Alianza Editorial, 1982. 2 v.

WEISBACH, Werner. El Barroco, Arte de la Contrarreforma. Madrid, Espasa- Calpe, 1948. [1a. ed. em alemão, 1920.]

WITTKOWER, Rudolf. Art and Architecture in Italy. 1600 to 1750. New Haven/London, Yale University Press, 1982.

Bibliografia Brasileira

ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices na Bahia. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 1976.

ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão Afro-brasileira. Significado da Contribuição

Artística e Histórica. São Paulo, Tenenge, 1988.

BANCO SAFRA. Museu de Arte Sacra de São Paulo. São Paulo, 1983.

. Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. São Paulo, 1987.

. Museu da Inconfidência. São Paulo, 1995.

BAZIN, Germain. Aleijadinho e a Escultura Barroca no Brasil. São Paulo, Record, 1971.

BOXER, Charles R. A Idade do Ouro do Brasil – Dores de Crescimento de uma Sociedade Colonial. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1969. BRETAS, Rodrigo José Ferreira. Traços biográficos relativos ao finado Antônio Francisco Lisboa, distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho. Correio Oficial de Minas, Ouro Preto, 19 e 23 ago., 1858.

CARRATO, José Ferreira. Igreja, iluminismo e Escolas mineiras Coloniais. São Paulo, Companhia Editora Nacional/Edusp, 1968. CARVALHO, Eliane Maria Silveira F. Museu de Arte Sacra de Sergipe. Aracaju, Fundação Banco do Brasil, 1991.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1954.

COELHO, Beatriz. Francisco Vieira Servas: anjos, arcanjos e querubins. I Congresso do CEIB. Mariana, 3-5 set. 1998. [em vias de publicação. ] COSTA, F. A. Pereira da. Estudo histórico retrospectivo sobre as artes em Pernambuco. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Recife, 54:33-45, ano XXXVIII, 1900. COSTA, Lygia Martins. Talha, imaginária, pintura. In DIEGUES JÚNIOR, Manuel (coord.). História da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro, MEC/CFC/FENAME, 1976. 2 V.

ETZEL, Eduardo. Arte Sacra Berço da Arte Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1984.
. Imagem Sacra Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1979.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Autorias e Atribuições: a escultura na Bahia dos séculos XVIII e XIX. Separata da revista Museu, 7(1 V), 1998.
. As devoções religiosas na Bahia do século XVIII. In Anais da XVI

Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH). Curitiba, 1996.

FORMAN, Vera R. Lemos. Dois mestres imaginários do Rio de Janeiro setecentista: Simão da Cunha e Pedro da Cunha. Gávea. Revista de História da Arte e Arquitetura. Rio de Janeiro, PUC, 7, 1989.

HERSTAL, Stanislaw. Imagens Religiosas no Brasil. São Paulo, s/ed., 1956. HILL, Marcos César de Senna. Le sculpteur Francisco Xavier de Brito: état de la question et analyse de son œuvre de Ia Chapelle de Ia Penitência Rio de Janeiro. [Mémoire de licence.] Université Catholique de Louvain-la Neuve, Faculté de Philosophie et Lettres, Département d’Histoire de l’Art, ano académico 1990-91.

HORNAERT, Eduardo (coord.). História Geral da Igreja no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1977.

INVENTÁRIO de Bens Móveis Integrados. Região da Bahia. Arquivo Central do IPHAN, Rio de Janeiro/Arquivo da 7° CR do IPHAN, Belo Horizonte. INVENTÁRIO de Bens Móveis Integrados. Região do Maranhão. Arquivo Central do IPHAN, Rio de Janeiro/Arquivo da 3 CR do IPHAN, Belo Horizonte.

INVENTÁRIO de Bens Móveis Integrados. Região de Minas Gerais. Arquivo Central do IPHAN, Rio de Janeiro/Arquivo da 13* CR do IPHAN, Belo Horizonte.

KIDDER, Daniel P. Reminiscências de Viagens e Permanência no Brasil. São Paulo, Martins/Edusp, 1972.

LEITE, José Roberto Teixeira. Negros, pardos e mulatos na pintura e na escultura brasileira do século XVIII. In ARAÚJO, Emanoel (org.). A mão afro-brasileira. Significado da contribuição artística e histórica. São Paulo, Tenente, 1988.
. Dicionário da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, Ar livre, 1988.

LEITE, padre Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa/Rio de Janeiro, Portugália/Civilização Brasileira, 1938.
. Artes e Ofícios dos Jesuítas no Brasil, 1549-1760. Lisboa/Rio de Janeiro, Brotaria/Livros de Portugal, 1953.
. O Colégio de Santo Alexandre e a Igreja de São Francisco Xavier, de

Belém do Grão-Pará. Revista do SPHAN. Rio de Janeiro, MEC, 6, 1942. LEMOS, Carlos. Escultura Colonial Brasileira: Panorama da imaginária paulista no século XVII. São Paulo, s/ed., 1979.
e alii. Arte no Brasil. São Paulo, abril Cultural, 1979. v. 1.

LORETO COUTO, O.S.B., dom Domingos. Desagravos do Brasil e glórias de Pernambuco (1757). In Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 1904. t. XXV, p. 24.

MARTINS, Judith. Dicionário de Artistas e Artífices dos Séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro, MEC, 1974. 2 v.

MEGALE, Nilza Botelho. 107 Invocações da Virgem Maria no Brasil. História, Folclore e Iconografia. Petrópolis, Vozes, 1980.

MIRANDA, Selma Melo. Arquitetura religiosa no vale do Piranga. Barroco, Belo Horizonte, UFMG, 13, 1984/5.

NEVES, Luiz Felipe Baeta. O Combate dos Soldados de Cristo na Terra dos Papagaios. Colonialismo e Repressão Cultural. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1978.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: passos e profetas. Belo Horizonte, Edusp, 1984.
. Escultura colonial brasileira: um estudo preliminar. In Barroco, Belo Horizonte, UFMG, 13, 1984/85.
. Gravuras europeias e o Aleijadinho. O Estado de S. Paulo, 10 jun.

1979. Suplemento Cultural, n. 136, ano III, pp.3-4.
. O Aleijadinho e o Mestre Valentim. In ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão afro-brasileira. cit., pp. 55-76.
. Passos da Paixão. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Rio de Janeiro, Alumbramento, 1984.

PAIXÃO, O.S.B., dom Gregório. Um Mestre para o Nosso Tempo. Salvador, São Bento, 1996.

PIO, Fernando. Imagens, Arte sacra e outras histórias. Recife, Museu Franciscano de Arte Sacra, 1977.
. A Ordem Terceira de São Francisco de Recife e suas Igrejas. Recife, s/ed., 1975. pp. 110-3.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1969.

QUERINO, Manuel Raymundo. Artistas Baianos (indicações bibliográficas). Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1909.

RAMOS, Adriano Reis. Francisco Vieira Servas, o grande artista português do barroco mineiro. In Telas & Arte, Belo Horizonte, 7:22-31, ano I, jun. 1998.

RESIMONT, Jacques. Os escultores baianos Manoel Inácio da Costa e Francisco das Chagas, “o Cabra”. Barroco, Belo Horizonte, UFMG, 1986-89. ROCHA, Mateus Ramalho. A Igreja do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Lúmen Christi, 1991.

ROWER, O.F. M., frei Basílio. Páginas da História Franciscana no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1941.

SANTA MARIA, frei Agostinho de. Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora, e das milagrosamente aparecidas, em graça dos pregadores devotos da mesma Senhora. Lisboa, Oficina de Antonio Pedroso Galrão, 1707 a 1723. 10 v.

SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues dos. Aspectos da Imaginária Mineira. SEPP, S.J., padre Antônio. Viagem às Missões Jesuíticas e Trabalhos Apostólicos. Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/ Edusp, 1980. SILVA-NIGRA, E.Dom Clemente da. Construtores e Artistas do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Salvador, s/ed., 1950.
. Escultura colonial no Brasil. In ARAÚJO, Emanoel. Catálogo da exposição: O Universo Mágico do Barroco Brasileiro. São Paulo, Fiesp, 1998.
. Frei Domingos da Conceição, o escultor seiscentista do Rio de Janeiro. Bahia, Universidade Federal da Bahia, 1971.
. Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. Rio de Janeiro, agir, 1972.
. Os dois escultores frei Agostinho da Piedade – frei Agostinho de Jesus e o arquiteto Frei Macário de São João. Bahia, Universidade Federal da Bahia, 1971.
SMITH, Robert C. Congonhas do Campo. Rio de Janeiro, agir, 1973. TREVISAN, Armindo. A Escultura dos Sete Povos. Porto Alegre, Movimento, 1978.

VALLADARES, Clarival do Prado. Rio Barroco. Rio de Janeiro, s/ed., 1981. VASCONCELLOS, Sylvio de. Vida e Obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. São Paulo, Companhia Editora Nacional/MEC, 1979. VIEIRA, Mabel Leal. Inventário da Imaginária Missioneira. Canoas, La Salle, 1993.

WEISZ, Suely de Godoy. Um estudo da imaginária setecentista carioca. In Gávea. Revista de História da Arte e Arquitetura, Rio de Janeiro, PUC, 7, 1989.

ZANINI, Walter (coord.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles/Fundação Djalma Guimarães, 1983. 2 v.