Bibliografia – Arqueologia Brasileira

A Cuide to Pre-Columbian Art. Skira, Mllano, 1998.
ALBERTO TORRES, H. “Arte indígena da Amazônia”, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 6, p. 1-15, Rio de Janelro,1940. ANATI, E. World Rock Art. The primordial language. Capo di Ponte, Edizione dei Centro, 1994.
Arqueologia Amazônica. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo,1972.
AYTAI, D. As gravações rupestres de Itapeva. Revista da Universidade Católica de Campinas, XIV, p. 29-61, 1970.
BARATA, F. Os maravilhosos cachimbos de Santarém. Estudos Brasileiros, RS, v. XIII (37), p. 37-39, 1944.
A arte oleira dos tapajós I. Considerações sobre a cerâmica e dois tipos de vasos característicos. Publicação do Instituto de Antropologia e Etnologia do Pará, Belém, II, 1950.
A arte oleira dos tapajós II. Os cachimbos de Santarém. Revista do Museu Paulista, v. V, p. 183-197, 1951.
A arte oleira dos tapajós III. Alguns elementos novos para a tipologia de Santarém. Publicação do Instituto de Arqueologia e Etnologia do Pará, v. VI, p. 3-13, 1953.
Uma análise estilística da cerâmica de Santarém. Cultura, ano III (5), p. 185-205, 1953.
O muiraquitã e as contas dos tapajós. Revista do Museu Paulista, v. VIII, p. 229-260, 1954.
BARDI, P. M. História da Arte Brasileira. Melhoramentos,1975. BELTRÃO, M. Arte Rupestre. Catálogo de exposição, s./d.
“Pinturas e gravuras rupestres de Mato Grosso: tentativa de interpretação”, Revista de Cultura, MEC, ano 1, n 4, p. 113-117,1971.
BECK, A. Os sambaquis da região do litoral de Laguna, Santa Catarina. In: Anais do Instituto de Antropologia da UFSC, Florianópolis, ano III, v. III, p. 5- 17, 1970.
et ai. Síntese da arqueologia do litoral norte de Santa Catarina. In:
Anais do Instituto de Antropologia da UFSC, Florianópolis, ano III, v. lli, p. 23-29, 1970.
BOAS, F. Primitive Art, Dover Publicatlons, New York, 1955. BOOMERT, A.
Gifts of the amazons: “grenn stone” pendants and beads as items of ceremonial exchange in Amazônia and the Caribbean. Anthropologica, v. 67, p. 33-54, Caracas, 1987.
CABRAL, O. Da raridade dos zoólitos platiformes, Anais do Instituto de Antropologia da UFSC, Florianópolis ano I, v. I, 1969.
CORRÊA, C. G. Estatuetas de cerâmica na cultura Santarém, Publicações Avulsas, n. 4, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 1965.
DIAS, J. A. B. F. Uma definição de arte para uma antropologia da arte, Ler História, v. XX, p. 131-157, 1990.
GÂNDAVO, P. de M. Tratado da Terra do Brasil, [séc. XV], São Paulo, Edusp, 1980.
GOMES, D. M. C. Bibliografia sobre a cultura Santarém: história e perspectiva, Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v. 7, p. 155-166, 1997
GUIDON, N. Peintures préhistoriques du Brésil. ERC, France, 1991. Herança: a expressão visual do brasileiro antes da influência do europeu. Empresas Dow, Brasil, 1984.
HODDER, I. Symbols in Action, Cambridge University Press, 1982. JOACHIM, M. “Palaeollthlc cave arte in ecologlcal perspective” in: BAILEY (ed.) Hunther-gatherer Economy in Prehistory. Cambridge University Press, p. 212-219, 1983.
LATHRAP, D. The Upper Amazon, Ancient Peoples and Pfaces, London, 1970.
LEROI-GOURHAN, A. The Art of Prehistoric Man in Western Europe, Guterman, 1968.
LEWIS-WILLIAMS, J. D. “Wrestllng with analogy: a methodological dilemma In Upper Palaeolithic art research” in: WHITLEY (ed.). Reader in Archaeological Theory, Routledge, London/New York, p. 157-174, 1998. LONG, S. “Formas y distribución de tumbas de pozo com câmara lateral”, Razón y Fábula (I), p. 73-87. Ed. Universldad de los Andes, Bogotá, 1967. MARANCA, S. “Pinturas rupestres da toca da Entrada do Pajaú, Estado do Piauí. Análise das figuras zoomorfas”, Revista do Museu Paulista, v. XXVII, p. 157-97, 1980.
MARTIN, G. Pré-história do Nordeste, Brasil, Recife, Ed. UFPE, 1996. MEGGERS, B. & EVANS, C. Archaeological Investlgations at the Mouth of Amazon. Smithsonian Institution, Bureau of American Ethnology, Bulletin 167, 1957.
MEGGERS, B. & EVANS, C. “An experimental formulation of horizon-styles in the tropical forest area of South America” in LOTHOP (ed.). Essays in Pre- Columbian Art and Archaeology, p. 373-388, Cambridge, 1961. MENEZES, U. “A arte no período pré-colonial” In: ZANINI, W. (coord.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walther Moreira Sales, p. 20-45, 1983.
MITHEN, S. The Prehistory of the Mind. The Cognitive Origins of Art and Science. Thames and Hudson, London, 1996.
“Ecological Interpretations of palaeolithic art” in Preucel and Hodder (orgs.). Contemporary Archaeology, Blackweel, New York, p. 79-96, 1996.
Arte da Terra. Resgate da Cultura Material e Iconográfica do Pará. Belém, Museu Paraense Emillo Goeldi, Edições Sebrae, 1999.
MORPHY, H. “The anthropology of art” In Gold, Tim (ed.), Companion Encyclopedia of Anthropology, Routledge, UK, 1994.
OUZMAN, S. “Towards a mindscape of landscape: rock-art as expression of world-understanding” In Chiplndale & Taçon (eds.). The Archaeology of Rock Art, Cambrídge Unlversity Press, p. 30-41, 1998.
RALMATARY, H. C. The archaeology of the fower Tapajós Valley, Brazil. The American Philosophical Society, 6, Philadelphia.
PASZTORY, E. Aesthetics and pre-columbian art. RES, 20/30, Philadelphia, p. 319-325, 1996.
PEREIRA, Edlthe . “Registro rupestre do noroeste do Pará”, Revista de Arqueologia, São Paulo, v. 8(1), p. 321-335, 1994.
Las pinturas y grabados rupestres dei noroeste de Pará, Amazônia, Brasil. Tese de doutorado, Departamento de Arqueologia e Pré-História, Universidad de Valencla, Espanha, 1996.
PESSIS, Anne Marie. “Registros rupestres, perfil gráfico e grupo social”, CLIO, série Arqueologia, v. 1, n. 9, p. 7-14, 1993.
PROUS, André. “Os objetos zoomorfos do litoral sul do Brasil e Uruguai” In: Anais do Instituto de Antropologia da UFSC. ano 6, v. 5, p. 57-102, 1992.
“Catalogue ralsonné des sculptures pré-historlques zoomorphes du Brésil et de 1’Uruguay”, Dédalo, v. 20, p. 11-127, 1974.
Arqueologia Brasileira, UNB editora, Brasília, 1981.
“Alimentação e arte rupestre: nota sobre alguns grafismos pré-históricos brasileiros”, Revista de Arqueologia, v. 6, p. 1-15, 1991. REICHEL-DOLMATOFF, G. “El contexto cultural de un alucinógeno aborlgen”, BANISTERIOPSIS CAAPI, Revista de Ia Academia Colombia de Ciências Exatas, Físicas y Naturales, v. 3, p. 327-345, 1969.
Drug Induced optical sensatlons and their relatlonship to applied Arte among some Colombian Indians. In GREENHALGH & MEGAW (eds.), Art in
Society, Duckworth, London, p. 289-304, 1988.
RIBEIRO, D. Kadiméu. Petrópolis, Editora Vozes, 1980.
ROHR, J. A. O Sitio Arqueológico do Pântano do Sul, Imprensa Oficial, Florianópolis, 1977.
ROOSEVELT, A. C. Moundbuilders of the Amazon. San Diego, Academic Press, 1991.
SCATAMACCHIA, M. C. M. A Tradição Policrômica do Leste da América do Sul Evidenciada pela Ocupação Guarani e Tupinambá: fontes arqueológicas e etno-históricas. Tese de doutoramento. FFLCH da Universidade de São Paulo, 1990
Horticultores ceramistas da costa brasileira. Revista de Arqueologia Americana, México, v. 8, p. 17-158, 1995.
O Encontro entre Culturas, Ed. Atual, São Paulo, 1996.
SCATAMACCHIA, M. C. M., CAGGIANO, M. A. e JACOBUS, A. L. “O aproveitamento científico de coleções museológicas: proposta de classificação das vasilhas cerâmicas de tradição tupi-guarani”, Cl/o, Série Arqueologia 4, p. 89-97, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1991. SCATAMACCHIA, M. C. M., DEMARTINI, C. M. C. e BUSTAMANTE, A. “Aproveitamento científico de coleções arqueológicas: a coleção tapajõnica do MAE”, Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v. 6, p. 317-33, 1996.
SCHAAN, Denise P. A Linguagem Iconográfica da Cerâmica Marajoara. Coleção Arqueologia 3, Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997. SIMÕES, M. F. “Resultados preliminares de uma prospecção arqueológica na região dos rios Goiapé e Camará (ilha de Marajó)” in Simpósio sobre a Biota Amazônica, Belém, p. 207-24, 1967.
STADEN, H. Duas Viagens ao Brasil [séc.XVI], Reconquista do Brasil, v. 17, Itatiaia/Edusp, Belo Horizonte/São Paulo, 1974.
TAÇON, P. S. C & CHIPPINDALE, C. “An archaeology of rock-art through informed methods and formal methods” in (eds.) The Archaeology of Rock Art, Cambridge Universlty Press, p. 1-10, 1998.
THOMAS, D. H. Exploring Ancient Native America, Routledge, London/New York, 1999.
TIBURUUS, G. & BIGARELLA, I. K. “Objetos zoomorfos do litoral do PR e SC”, Pesquisas, série Antropologia, n. 7, Instituto Anchietano de Pesquisas, São Leopoldo, 1960.
TILLEY, C. Material Culture and Text: the art of ambiguity, Routledge, London, 1991.
Metaphor and Material Culture, Blackwell , London, New York, 1999.
UCKO, P. J. & ROSENFELD, A. Palaeolithic Cave Art, Weidenfeld and Nicolson, London, 1967.
VIALOU, D. Preehistoric Art and Civilization, Abrams, New York, 1989. VIALOU, A. & D. “Abrigo pré-histórico Santa Ellna, Mato Grosso: hábitats e arte rupestre”, Revista de Pré-História, v. 7, p. 34-53. São Paulo, 1989.
“Les premiers peuplements préhlstoriques du Mato Grosso”, Bulletin de Ia Socíété Préhistorique Française, t. 91, n. 4-5, 1994.
VIALOU et al. “Découverte de Mylodontinae dans un habitat préhistorique daté du Mato Grosso (Brésil): l’abri rupestre de Santa Ellna” C. R. Acad. Sei. Paris, t. 320, série lia, 655-61, 1995.
“Art rupestre au Mato Grosso (BrésiQ”, Anthropologie, XXXIV/1-2, 201-211, Paris, 1996.
“Découvertes préhistorlques au Mato Grosso, Brésil”. Les Amis du Muséum d’Histoire Naturelle, n. 190, Paris, 1997.
WHITLEY, D. S. “By the hunther for the gatherer: art, social, relations and subsistence change In the prehistorlc Great Basin” In WHITLEY, D. S.(ed.), Reader in Archaeological Theory, Routledge, London/New York, p. 257-274, 1998.
WHITLEY,D. S., LOENDORF, L. L. New Light on Old Art, Los Angeles, Institute of Archaeology, University of Califórnia, Los Angeles, 1994. WÜST, I., MENEZES, U.B. “Tecnologia e arte das sociedades pré-coloniais brasileiras”, Tradição e Ruptura, São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, p. 9-21. 1984.