Alberto da Veiga Guignard (Minas Gerais,25 de fevereiro de 1896 — 25 de junho de 1962) foi um pintor brasileiro. Guignard nasceu em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Ele nasceu com fissura labiopalatina. O pai de Guignard morreu quando ele era criança. Sua mãe casou-se novamente e mudou-se com Alberto para a Alemanha para ficar com seu novo marido Friedrich von Schilgen, um barão.
Na Europa, Guignard começou a estudar pintura aos 11 anos e continuou seus estudos pelos 22 anos seguintes. Estudou na Academia de Belas Artes de Munique,onde estudou com Herman Groeber e Adolf Engeler e visitou Florença. Depois de retornar ao Brasil em 1929, tornou-se um exame da pintura modernista brasileira ao lado de Candido Portinari, Ismael Nery e Cícero Dias
Tornou-se mentor de pintores como Iberê Camargo, Vera Mindlin e Alcides da Rocha Miranda. Em 1944, Guignard foi convidado por Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte,para estabelecer um programa de desenho e pintura no recém-criado Instituto de Belas Artes (hoje Universidade de Arte de Guignard de Minas Gerais). Viveu em Belo Horizonte até sua morte, em 1962. Guignard teve várias exposições no Brasil. Em 1953, foi homenageado com uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e, em 1992, no Museu Lasar Segall. Seu corpo foi enterrado na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.