Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte – 1967) é uma artista visual brasileira com reconhecimento internacional. Sua prática artística compreende pintura, fotografia, instalação, objeto, cinema e ações participatórias.
Graduou-se em Desenho, em 1994, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi artista residente no Royal College of Art, em Londres, de 1996 a 1998, onde obteve o título de mestre, e no Centro Iaspis, em Estocolmo, Suécia, em 1999.
Desde 1990, mantém regularidade em eventos de grande repercussão, o que lhe garante consolidado reconhecimento internacional. Participou de várias exposições, como na Bienal de São Paulo, e realizou exposições como a que ocupou três andares no New Museum, dedicado à arte contemporânea, em Nova York, a mais importante casa dedicada ao gênero na cidade norte-americana; e em vários outros importantes museus e galerias nacionais e internacionais.
Em 21 de junho de 2010, o jornal The New York Times associou os trabalhos de Rivane Neuenschwander, uma das mais celebradas artistas plásticas brasileiras, aos de Lygia Clark e Hélio Oiticica, além de ter mencionado que a artista veio para ficar.